Hoje vamos tratar de conceitos.
Você sabe onde se distingue os papéis de marketing, merchandising e promoção de vendas dentro de uma loja ?
As empresas tratam estes conceitos de formas completamente diferentes: algumas dão poder e autonomia para um departamento próprio de merchandising, algumas apenas incorporam o merchandising dentro dos trabalhos de marketing.
A principal diferença está em relação ao cliente. De uma maneira mais fácil de se compreender, podemos dizer que quando falamos de merchandising:
Merchandising são técnicas, ações ou materiais no ponto de venda, de forma a motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja é o departamento responsável pelo clientes que já estão em sua loja.
Já quando falamos de marketing estamos falando principalmente de processos de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição, ou seja, é o departamento responsável por trazer seus clientes até a loja.
Se marketing e suas ferramentas, como a campanha ou o tablóide, traz um cliente à sua loja, são as ações de merchandising, como as pilhas e a precificação que irão converter essa oportunidade em um momento de compra.
Uma das maneiras mais fáceis de diferenciar estes conceitos e que gosto de utilizar em minhas palestras é que quando falamos de marketing, estamos falando de ações da porta da loja para fora, enquanto quando falamos de merchandising, estamos falando de ações da porta da loja para dentro. É um conceito interessante e muito fácil de passar à equipe de loja.
Mas e quando falamos de promoção de vendas ? Alguns segmentos de varejo, como o ramo de materiais de contrução tem por hábito confundir os termos de promoção de vendas, com o do merchandiser. Quando dizemos promoção, estamos agregando um caráter temporário à ação, afinal, nao existe promoção durante a vida inteira, do contrário, nao seria promoção, seria uma qualidade, um diferencial da empresa/ produto.
Alguns equipamentos de promoção, como os displays, tem caráter de tempo nao definido. Eles expõe melhor, vendem melhor, mas nao fazer parte de uma promoção.
Alguma dúvida sobre o assunto ? Visite meu blog, deixe um comentário e vou procurar responder da melhor maneira possivel.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com
Postagens populares
-
O biscoito Maria é um biscoito redondo de formulação tradicional com leve sabor de baunilha com manteiga, enquanto o Biscoito ...
-
Novo lançamento da Ferrero Rocher no Brasil, o Kinder Cereal, um produto a base de chocolate cremoso e flocos de cereal, é testado no Espiri...
-
Hoje vamos tratar de conceitos. Você sabe onde se distingue os papéis de marketing, merchandising e promoção de vendas dentro de uma loja ...
-
A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordu...
-
O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de dois outros açucares mais simples: a glicose e a frutose. Quando a sacar...
-
O glúten O glúten é obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula). Para isso ...
-
Pesquisa realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) aponta variação de até 80,90% no preço de ovos de pásco...
-
Ele é um carboidrato complexo que provém da conversão de enzimas do amido do milho. Sua absorção no organismo é lenta porque contém polímero...
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário